Com os portugueses Miguel e Ricardo Costa a titulares, o Valência só ganhou nas compensações, com Mata a dar os três pontos, aos 90+2 minutos de jogo, em posição de fora de jogo.

Antes, Aduriz abrira a contagem para os valencianos, aos 29 minutos, com um espetacular golo de cabeça, e Ricardo Costa fizera o empate, num lance infeliz aos 45+1 minutos.

Como consequência, o Valência isolou-se no quarto lugar da prova, com 31 pontos, mais três que o Espanyol e a apenas dois do Villareal, que só joga na segunda-feira.

Quanto ao FC Barcelona, entrou o ano a ganhar, por 2-1, frente ao Levante, mantendo a liderança, qualquer que seja o resultado do Real Madrid, na segunda-feira.

No seu estádio, o campeão em título dominou amplamente, mesmo sem o concurso do fenomenal Lionel Messi, chegando aos 2-0 no início do segundo tempo com uma dobradinha de Pedro, aos 47 e 59 minutos.

Stuani ainda reduziu, aos 80 minutos, mas nunca os catalães pareceram em dificuldades, num jogo em que merece realce também Xavi Hernandez, pelo seu 549.º desafio com a camisola "blaugrana" - um recorde absoluto, que partilha com o histórico Migueli.

O FC Barcelona tem agora 46 pontos, contra 41 do Real Madrid, que jogará terreno do Getafe, no que deverá ser o regresso do brasileiro Kaká.

Também hoje FC Sevilha, adversário do FC Porto na Liga Europa, ganhou ao Osasuna, por 1-0, com um golo do francês Kanouté, subindo provisoriamente ao nono lugar.

O Málaga ganhou 2-1 no terreno do Sporting Gijón e ascendeu ao 16.º lugar, já acima da "linha de água". Os internacionais portugueses Eliseu e Duda jogaram pela equipa do sul de Espanha.

A 17.ª ronda só fecha segunda-feira, com mais cinco jogos, entre os quais o Getafe-Real Madrid e o Villareal-Almeria.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.