A polémica entre José Mourinho e Jorge Valdano tem alimentado as manchetes dos jornais em Espanha. Em entrevista ao jornal O Jogo, a propósito dos seus 48 anos, o treinador português não foge à controvérsia e garante que não tem «guerras surdas».

«Não tenho guerras surdas com ninguém. O que tenho a dizer, digo sempre. E as minhas guerras, quando existem, são guerras abertas e declaradas. Guerras surdas comigo não existem», afirmou José Mourinho, em alusão ao 'conflito' com Valdano.

Questionado se será capaz de resolver os problemas de falta de solidariedade de que se queixou recentemente, Mourinho não se mostrou muito convicto: «No futebol, tenho ganho sempre as minhas batalhas, entre aspas, com todo o respeito e todo o carinho, contra o inimigo do exterior, isto é, ultrapassando as dificuldades postas pelos adversários. Já não sei se vou conseguir ganhar as batalhas da empatia interna. Vamos ver.» 

O treinador português não se coíbe ainda de fazer algumas críticas ao Real Madrid, por considerar que «é um clube que não está estruturado para a dimensão de que dispõe» e onde aponta «défices na empatia funcional».

Já sobre o Barcelona, 'El Especial' reiterou o discurso dos catalães como sendo «um produto acabado» para explicar a vantagem da equipa de Pep Guardiola na Liga espanhola.

«Estamos a competir com uma equipa [Barcelona] que é, como lhe chamo, um produto acabado. Um produto de muitos anos de trabalho com a mesma filosofia, a mesma ideia de jogo, dispondo de jogadores formados, lubrificados e aperfeiçoados na mesma oficina. Não me parece, portanto, que seja cómodo e fácil chegar aqui e ganhar o campeonato num abrir e fechar de olhos. Só que eu preciso de desafios, de dificuldades que me motivem».