Os ataques a José Mourinho sucedem-se diariamente em Espanha. O antigo vice-presidente do Barcelona, Joan Gaspart, tentou diminuir o técnico português na semana passada, ao afirmar que Mourinho não tinha dinheiro para pagar nada quando chegou a Espanha. Mourinho respondeu com ironia afirmando que «em Portugal passava fome».

Na semana passada, Joan Gaspart, revelou pormenores da contratação de Bobby Robson e do seu assistente na altura, José Mourinho, para o Barcelona. O antigo dirigente do Barcelona afirmou que o português invocara passar mal financeiramente em Portugal e que não podia viver com o ordenado de 10 mil pesetas oferecido pelo Barça.

«Foi uma sorte ir para o Barcelona porque em Portugal passava fome (...) Tive sorte», respondeu Mourinho com ironia após a vitória de ontem frente ao Espanhol de Barcelona.

 Em declarações à COM Rádio, Joan Gaspart contou os pormenores da chegada de Mourinho ao Barcelona.

«No dia em que Mourinho foi contratado, o senhor [Josep Lluís] Núñez [presidente do Barcelona entre 1978 e 2000] teve uma pequena discussão com Bobby Robson [técnico inglês que passou por Sporting e FC Porto]. Disse-lhe que não queria contratar um tradutor, ao que Robson respondeu que era muito importante tê-lo ao seu lado. Mourinho estava noutro quarto e, no final, Núñez fez uma concessão e ofereceu 10 mil pesetas por mês. Mourinho alegou que com isto não podia viver e Núnez concordou em aumentar um pouco o seu salário, mas não muito mais. Naquele momento, Mourinho era o tradutor e eu intercedi para que pedisse mais, mas não muito mais. Mourinho esteve a viver os primeiros meses em Barcelona na minha casa, num dos meus hotéis, sem pagar nada. Ele não tinha dinheiro para pagar nada. No final, quando demonstrou que era algo mais que um tradutor, ele começou a receber um pouco mais».