O treinador português José Mourinho, que tem o pleno de vitórias no Bernabéu ao comando do Real Madrid, precisa apenas de empatar sábado, com o Levante, para completar nove anos sem derrotas caseiras em competições internas.

Tendo em conta que, na anterior visita, a 22 de Dezembro, para a Taça do Rei, os “merengues” golearam o Levante (8-0), é quase certo que Mourinho vai conseguir mais uma grande marca na sua carreira.

Em jogos como visitado em Portugal, Inglaterra, Itália e Espanha, para os respectivos campeonatos, taças nacionais ou da Liga, Mourinho vai já em 179 jogos consecutivos de invencibilidade – 151 triunfos e 28 empates.

A enorme proeza – constata-se cada vez mais – foi conseguida pelo Beira-Mar, que venceu no Estádio das Antas o FC Porto 3-2, sendo que os “dragões” cedo ficaram reduzidos a 10 e jogaram o último quarto de hora com apenas nove.

O central Jorge Andrade viu o vermelho directo aos 26 minutos e, aos 75, Deco somou o segundo amarelo, mas, ainda assim, o “nove” de Mourinho só caiu perante o “onze” de António Sousa aos 85, quando o senegalês Fary “bisou”.

Nas Antas, 19 810 espectadores presenciaram ao vivo... história: antes, Mourinho somara 17 jogos a contar para competições internas sem perder (cinco pelo Benfica, 10 pela União de Leiria e dois pelo FC Porto) e, depois disso, adicionou mais 179.

Estes embates sem derrotas aconteceram ao serviço de FC Porto (45), Chelsea (75), Inter de Milão (44) e Real Madrid, pelo qual apresenta, para já, o registo perfeito de 15 vitórias em outros tantos jogos caseiros “nacionais”.

Dividindo por competições, 147 dos jogos sem perder aconteceram nos diversos campeonatos nacionais (38 em Portugal, 60 em Inglaterra, 38 em Itália e já 11 em Espanha), 27 nas respectivas taças (só um empate) e cinco na Taça da Liga inglesa.

Destaque ainda para invencibilidade, em mais de três épocas, na Primeira Liga inglesa: em 60 jogos, nenhuma equipa logrou ganhar em Stamford Bridge (46 vitórias e 14 empates).

Se o registo caseiro do “special one” for alargado às competições europeias (Liga dos Campeões e Taça UEFA), os números continuam a impressionar, com 193 vitórias, 43 empates e apenas seis derrotas, em 242 encontros.

Além do Beira-Mar, apenas mais três clubes venceram na “casa” do técnico luso, o Real Madrid e o Panathinaikos, ambos em duas ocasiões, e o FC Barcelona.

Depois de receber sábado o Levante, para a 24.ª jornada da Liga espanhola de futebol, o Real Madrid ainda cumpre mais um jogo antes de Mourinho celebrar, quarta-feira, os nove anos de invencibilidade caseira em competições internas – na véspera (terça-feira), joga em Lyon, para a “Champions”.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.