O treinador do Real Madrid, José Mourinho, mostrou-se hoje agastado com a Liga espanhola de futebol por esta, invocando direitos televisivos, impedir a antecipação para hoje do jogo frente ao Levante, da 24.ª jornada da prova.

«O que preferia, e o que seria importante para a equipa, não me dão», lamentou Mourinho na conferência de imprensa que antecede o jogo com o Levante, no sábado, no Santiago Barnabéu, em Madrid, três dias antes de o Real defrontar o Lyon, em França, para a Liga dos Campeões (primeira mão dos oitavos-de-final).

Mourinho considerou «muito bom» para o Barcelona poder jogar no domingo para a Liga frente ao Atlético de Bilbau, já que se o fizesse no sábado, depois de ter defrontado na quarta-feira o Arsenal para a Liga dos Campeões, em Londres, «seria uma situação negativa para eles».

«Queria jogar hoje, mas não mo permitem, porque em Espanha não fazem o mesmo que em França, com o Lyon. Aqui, o Sevilha vai jogar no domingo para a Liga espanhola, enquanto o seu rival na Liga Europa, o FC Porto, nem sequer alinha este fim de semana [antecipou o jogo da Liga portuguesa com o Nacional para 26 de Janeiro]. Na Alemanha, Inglaterra e Itália faz-se o mesmo como medida de protecção das respectivas equipas. Comigo não o fizeram», disse o técnico português.

Mourinho justificou também porque é que deixou Pepe fora dos convocados para o Levante, depois de este ter sido titular há uma semana frente ao Espanyol de Barcelona, num jogo que assinalou o regresso do defesa internacional português à competição, após uma paragem de pouco mais de um mês devido a uma lesão muscular.

«Deixar o Pepe de fora e jogar com o Albiol não é nada de novo. Apenas a protecção de um jogador que esteve mais um mês sem jogar. É mais fácil para o Ricardo Carvalho recuperar entre sábado e terça-feira, do que seria para um jogador que esteve parado devido a uma lesão», disse José Mourinho.

E concluiu: «Tinha pensado em jogar com Pepe, mas, depois de analisarmos a situação, concluímos que é mais fácil o Ricardo Carvalho recuperar, porque está habituado a jogar a cada três dias, do que o Pepe, que poderia perder alguma qualidade».

O defesa central português junta-se assim,nos ausentes da convocatória para o Real Madrid-Levante, a Esteban Granero, Sérgio Canales, Pedro León e Álvaro Arbeola. O argentino Higuain está a recuperar de uma intervenção cirúrgica.

Cristiano Ronaldo e Ricardo Carvalho, os outros dois internacionais portugueses da equipa madrilena, integram a lista de convocados e deverão ser titulares frente ao Levante.

O Real Madrid está em segundo lugar no campeonato espanhol com 57 pontos, a cinco do Barcelona, que comanda com 62, enquanto o Levante ocupa a 15.ª posição com 24.