O governo espanhol acusou o FC Barcelona de ter sido o principal responsável por se ter recusado a patrocinar o turismo espanhol, ao contrário do seu rival Real Madrid, que aceitou um acordo por três anos, refere a EFE.

O ministro da Indústria espanhol, Miguel Sebastián, propôs recentemente aos dois maiores clubes espanhóis um acordo de patrocínio para promover Espanha como destino turístico em vários eventos do Real Madrid e Barcelona para os próximos três anos.

No sábado, Miguel Sebastián assinou um acordo com o Real Madrid e revelou que «não houve qualquer forma» de convencer o FC Barcelona a promover Espanha, acrescentando que foi o ainda presidente da equipa catalã, Joan Laporta, «quem se recusou a fazê-lo».

O ministro espanhol disse que o Governo «se aproximou» do FC Barcelona, mas «não houve forma» de chegar a um acordo de promoção turística como o que assinou com o Real Madrid. Miguel Sebastián disse que o lema do FC Barcelona seria "Visit Spain, Visit Barcelona" [Visite Espanha, Visite Barcelona].

Recorde-se que, no final de 2010, o clube catalão anunciou o seu novo patrocínio com a Qatar Foundation, que colocará o seu logótipo na camisola do FC Barcelona por 30 milhões de euros por ano durante cinco anos.

Este montante quebra um recorde mundial pelo preço pago a um clube pelo patrocínio, sendo que será a primeira vez que o Barça terá a marca de uma empresa nas suas camisolas em 111 anos de história.

O acordo com o Real Madrid prevê que o Governo e Comunidad de Madrid paguem ao clube merengue três milhões por três anos e inclui a possibilidade de convidar empresas turísticas de outras cidades e países do mundo a jogos do Real Madrid no Santiago Barnabéu.

«O presidente do Real Madrid entendeu o que pretendíamos desde o primeiro momento», assegurou Miguel Sebastián, que recordou que em 2010 Espanha teve 53 milhões de turistas, dos quais 4 milhões se mostraram interessados em eventos desportivos e 6 milhões «bastante interessados» neste tipo de acontecimentos.

O acordo prevê que a campanha turística 'Visit Spain, visit Madrid' poderá utilizar a imagem dos jogadores do Real, como os portugueses Cristiano Ronaldo, Pepe ou Ricardo Carvalho, e colocar publicidade no estádio Santiago Bernabéu.