O líder FC Barcelona colocou hoje o perseguidor Real Madrid sob pressão para o “derby” da capital espanhola com o Atlético, ao vencer por enganador 2-1 na recepção Getafe, em jogo da 29.ª jornada do campeonato.

O Barcelona estabeleceu novo recorde do clube, que data da época 1973/74, com um total de 27 jogos consecutivos na prova sem perder, e aumentou para oito pontos a vantagem sobre o rival madrileno, que joga hoje no estádio do Atlético de Madrid.

O brasileiro Dani Alves inaugurou o marcador aos 17 minutos, com um sensacional remate de fora da área, e Bojan Krkic aumentou a vantagem aos 50, mas o avançado argentino Lionel Messi ficou, numa rara ocasião, em “branco”.

Depois de os catalães terem desperdiçado várias oportunidades para se distanciarem no marcador, o Getafe ainda chegou a parecer ameaçador, quando Manuel del Moral reduziu para 2-1 aos 88 minutos.

Eric Abidal, intervencionado a um tumor no fígado na quinta-feira, foi lembrado num vídeo transmitido antes do jogo e os colegas de equipa do Barcelona envergaram camisolas com a mensagens de apoio ao defesa.

No outro jogo disputado hoje, o Maiorca venceu por 1-0 na recepção ao Saragoça, graças a um golo solitário de De Guzman, aos 67 minutos.