José Mourinho, treinador do Real Madrid, considerou hoje «impossível» conquistar o título espanhol devido à vantagem de oito pontos do FC Barcelona, enquanto pondera ignorar os médicos do clube e defrontar o Tottenham com Cristiano Ronaldo e Marcelo.

«Se o Barcelona ganhar o seu jogo, será impossível», disse o técnico português após a derrota por 1-0 no Santiago Bernabéu frente ao Sporting de Gijón, antes de o rival catalão concretizar o triunfo em Villareal, por igual resultado.

Faltam ainda jogar oito jornadas, com um “clássico” entre as duas equipas dentro de duas semanas na capital espanhola, mas José Mourinho considerou, na conferência de imprensa após o jogo: «Apesar de matematicamente nada estar decidido, com pragmatismo e objectividade digo já que é impossível».

Antecipando já os interesses europeus dos madridistas, o treinador português admitiu que pondera ignorar os conselhos médicos e utilizar Cristiano Ronaldo e Marcelo na terça-feira, frente ao Tottenham, na Liga dos Campeões.

A importância da primeira mão dos quartos de final da mais importante prova europeia de clubes deverá levar Mourinho à utilização ainda não aconselhada clinicamente dos dois jogadores, conforme o próprio admitiu.

O avançado português está a recuperar de uma lesão muscular na perna esquerda, enquanto o defesa brasileiro tem sido tratado a uma forte contusão nas costas.

«Se Cristiano Ronaldo tem a possibilidade de jogar é porque ele e o seu treinador arriscam, pois a informação do departamento médico é que não pode jogar até ao encontro de Bilbau [próxima jornada]», disse Mourinho.

Mourinho assume que «é muito arriscado» e que Cristiano Ronaldo «não está preparado para jogar», mas admitiu: «Só nós dois decidiremos se correremos esse risco. O departamento médico informou-me de que o Cristiano e também o Benzema só estariam aptos para Bilbau. Às tantas vou contrariá-los. Se correr mal matam-me, mas estou disposto a arriscar».

O treinador do Real Madrid afirmou que falará com os jogadores no domingo sobre o assunto e então decidirão em conjunto se irão jogar contra o adversário inglês.