O FC Barcelona assegurou hoje o seu 21.º título de campeão espanhol de futebol e terceiro consecutivo, ao empatar 1-1 no reduto do Levante, em encontro da 36.ª jornada.

A duas jornadas do fim, o “onze” de Pep Guardiola passou a somar 92 pontos, contra 86 do Real Madrid, sobre o qual tem vantagem no confronto directo, face à goleada caseira (5-0) e ao empate no Santiago Bernabéu (1-1).

Em Valência, o médio maliano Seydou Keita marcou o golo dos catalães, aos 28 minutos, enquanto o ex-“leão” Filipe Caicedo faturou para os locais, aos 41, aproveitando falhas de Valdés e Piqué.

Na segunda parte, o argentino Lionel Messi teve duas excelentes oportunidades para dar o triunfo ao “Barça”, mas acertou no poste direito (58 minutos) e atirou ligeiramente ao lado do poste esquerdo (72).

O FC Barcelona já tinha ganho a Supertaça espanhola, face ao Sevilha, e ainda pode conquistar a Liga dos Campeões: joga a 28 de Maio a final, face aos ingleses do Manchester United, em Wembley, Londres.

A única prova que escapou aos catalães foi a Taça do Rei, perdida na final para o Real Madrid, de José Mourinho, Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho e Pepe, que venceu por 1-0, após prolongamento.