O treinador Pep Guardiola afirmou hoje que o FC Barcelona demonstrou hegemonia e solidez nos últimos anos, após a conquista do terceiro título espanhol consecutivo, com um empate (1-1) no reduto do Levante, na 36.ª jornada.

«Temos um conjunto de jogadores único e formamos uma grande fortaleza. Custou-nos muitos ganhar este título e agora vamos festejar», disse o técnico dos catalães, que repetiram os triunfos de 2008/2009 e 2009/2010.

Com duas jornadas para o final, o “Barça” conta mais seis pontos do que o Real Madrid, que voltou a falhar, desta vez sob o comando do português José Mourinho.

«Na parte final não fomos brilhantes, mas fomos sempre competitivos», disse Guardiola, lembrando uns primeiros três quartos da prova «espectaculares».

Comparando o sucesso deste ano com o dos anteriores, o técnico do “Barça” lembrou o Mundial: «Creio que demos um lição, depois de uma época em que precisámos de 99 pontos para sermos campeões».

Cumpridas 36 rondas, o “Barça” conta 92 pontos, mais seis do que o Real Madrid, frente ao qual os catalães conseguiram o resultado mais marcante da época: 5-0 no Nou Camp, no que foi a maior derrota da história de Mourinho.

«Este é o trabalho de nove meses, não de um dia ou dois, pelo que merecemos celebrá-lo. Depois, pensaremos na Liga dos Campeões», disse, por seu lado, o avançado David Villa, que chegou esta época, para substituir Zlatan Ibrahimovic.

Também chegado este ano, o médio argentino Javier Macherano, nos últimos tempos convertido a central, estava igualmente feliz: «O Barcelona teve muito mérito».

Em Valência, face ao Levante, o maliano Keita marcou o golo que acabou por valer o título: «Foi um golaço (de cabeça, após passe de Xavi), que quero dedicar à minha mulher, aos meus dois filhos e aos adeptos do Barça».

«Este é um dia muito importante para os ‘culés’. Falta agora preparar a Liga dos Campeões, que é também muito importante e este clube merece ganhá-la», finalizou.