Os futebolistas e o corpo técnico do FC Barcelona ofereceram hoje aos adeptos o terceiro título consecutivo de campeões de Espanha, num passeio pelas ruas, desde e até ao Camp Nou.

O “Barça” entregou o título à cidade, dois dias após ter selado o “tri”, com um empate no reduto do Levante (1-1), a duas jornadas do final da prova – soma mais seis pontos do que o Real Madrid, que goleou em casa (5-0).

Os futebolistas saíram de Camp Nou num autocarro descapotável, passando pelas mais emblemáticas ruas da cidade, incluindo Arístides Maillol, Riera Blanca, Avenida Madrid, Entença e Travessera de les Corts.

O final de festa teve, novamente, como palco o estádio do FC Barcelona, onde foi prestado um tributo ao “Pep Team”, o conjunto superiormente comandado por Pep Guardiola.

A formação catalã conquistou a Liga espanhola, mas ainda pode fazer melhor, já que, a 28 de Maio, no “mítico” Estádio de Wembley, em Londres, disputa a final da Liga dos Campeões, frente aos ingleses do Manchester United.

«Voltamos a Wembley, voltamos a Wembley», cantaram os adeptos, lembrando que foi nesse local que o FC Barcelona conquistou, em 1992, a primeira “Champions”, graças a um golo do holandês e ex-treinador do Benfica Ronald Koeman (1-0 à Sampdória, após prolongamento).

O brasileiro Dani Alves e o “regressado” Eric Abidal foram os jogadores mais festivos, mas outros partilharam o protagonismo, como o inevitável Lionel Messi, Piqué ou o guarda-redes suplente Pinto.

Numa festa sem Taça, que só será entregue no fim-de-semana, no jogo com o Deportivo, não faltaram também palavras para o rival Real Madrid, nomeadamente para José Mourinho, com provocatórios «porquê? porquê?».

Em dia de festa, o terramoto que vitimou Lorca também não foi esquecido: «Lorca no nosso coração», podia ler-se no autocarro que transportou a equipa.