O médio Ivan de la Peña, jogador do Espanyol de Barcelona, anunciou, esta quinta-feira, em conferência de imprensa que vai retirar-se do futebol profissional no final desta época, que termina sábado.

O jogador, de 35 anos, poderá despedir-se dos adeptos no próximo sábado, durante o Espanyol-Sevilha, da última jornada da Liga espanhola.

«Sábado vou ter o meu jogo mais difícil. Vai ser duro, mas também bonito. O futebol é o melhor que há», declarou o jogador natural da Cantábria, em conferência de imprensa.

O médio não fugiu também a comentar as lesões que o apoquentaram ao longo da carreira.

«Dei tudo o que tinha ao longo da carreira. Gostaria que estes dois últimos anos tivessem sido muitos melhores, embora me tenham ajudado a crescer como homem e jogador. Desfrutei muito desta profissão, que é maravilhosa», salientou.

Apesar das especulações que têm apontado o jogador como futuro membro da equipa técnica “azul e branca”, mas o jogador negou que isso seja actualmente uma opção.

«Hoje não me vejo a treinar. Gostava de continuar ligado ao futebol no futuro, mas agora a minha família merece um pouco mais de tempo», disse, agradecendo o apoio que recebeu aos longo dos anos dos adeptos do Espanyol.

Esta época De la Pena jogou apenas 31 minutos frente ao Villarreal, na segunda jornada da liga e, desde então, sofreu vários problemas físicos que o impediram de voltar a entrar em competição.

Ivan de la Peña iniciou-se nas camadas jovens do FC Barcelona, chegando à primeira equipa, tendo passado pelas fileiras dos italianos da Lazio e os franceses do Marselha. Na temporada de 2002-03 assinou pelo Espanyol, clube onde se manteve até hoje.