O ex-futebolista francês Just Fontaine considerou esta segunda-feira o actual FC Barcelona como a melhor equipa da história e afirmou que o argentino Lionel Messi está acima de todos, de Pelé ou Di Stefano.

«Em termos de jogo, é a melhor equipa. Na posse de bola, não há melhor. As equipas do Brasil de 1958 e 1970 eram imensas, como o Ajax de Cruyff ou o Real Madrid das cinco Taças dos Campeões, mas, tecnicamente, o que FC Barcelona faz é perfeito», afirmou Fontaine, em entrevista ao L’Equipe.

De acordo com o ex-avançado, melhor marcador do Mundial de 1958, com inigualáveis 13 golos, «a única forma de os impedir de jogar é recorrer à falta».

Sábado, em Wembley, o FC Barcelona somou a segunda Liga dos Campeões em três anos, ao vencer o Manchester United por 3-1, numa final que dominou por completo.

«Quando se defrontam jogadores como Xavi, Iniesta ou Busquets, que encontram sempre os passes certos, os espaços, não se pode pressionar todo o jogo. Após uma hora de jogo, o Manchester estava esgotado», afirmou Just Fontaine.

No que respeita a Lionel Messi, eleito o melhor em campo e autor do segundo golo do “Barça”, Fontaine comparou-o a Raymond Kopa, pelas «acelerações extraordinárias», mas frisou que o argentino está acima de todos.

«Pensava que Pelé era o melhor e também se fala de Di Stéfano, mas Messi é superior. Com a sua velocidade e as suas fintas, recorda-me Garrincha. Quando ganhar um Mundial, todo o mundo pensará o mesmo», explicou ao diário gaulês.

Como o triunfo de sábado, o FC Barcelona somou o 10.º título em três anos sob o comando de Guardiola: duas Ligas dos Campeões, um Mundial de clubes, três Ligas espanholas, uma Taça do Rei, duas supertaças espanholas e uma europeia.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.