Dirigentes do Real Madrid liderados pelo vice-presidente do clube espanhol, Fernando Fernandéz Tapias, estão no Brasil para negociar a contratação do avançado Neymar, a quem terão oferecido um salário de cinco milhões de euros anuais.

O vice-presidente dos Merengues encontrou-se com o empresário do jogador brasileiro, Wagner Ribeiro, e estará disposto a pagar ao Santos a cláusula de rescisão do contrato, de 45 milhões de euros, e a Neymar um salário de cerca de cinco milhões de euros anuais, segundo avança a edição electrónica do jornal desportivo Lance.

O Real Madrid quer contratar o titular da selecção brasileira que disputa a Copa América, na Argentina, e campeão da Taça Libertadores com o Santos ainda antes do início da época europeia, mas o clube brasileiro quer tentar segurar o avançado, pelo menos, até ao fim do ano para o Mundial de Clubes, que será disputado em Dezembro no Japão.

Apesar de o presidente do Santos, Luís Álvaro Ribeiro, ter afirmado num comunicado que Neymar é «inegociável», o empresário do jogador garantiu que este continua a receber propostas de clubes europeus, mas não quis, porém, comentar as negociações com o Real Madrid.

Em 2010, o Santos rejeitou uma proposta de 30 milhões de euros do Chelsea, que ainda se propôs chegar aos 35 milhões.

O pai de Neymar, Neymar da Silva, citado pelo Lance, considerou «muito difícil uma transferência a meio do ano» e «inviável» porque o filho quer disputar o Mundial de Clubes depois de ter sido decisivo para a vitória do Santos na Taça dos Libertadores.