A Fundación Real Madrid abre em outubro uma escola sócio-desportiva no Algarve para crianças socialmente desfavorecidas dos concelhos de Vila Real S. António e Castro Marim, informou hoje fonte autárquica.

«É uma honra ter a possibilidade de oferecer aos nossos jovens a oportunidade de treinarem numa escola do Real Madrid, nas modalidades de futebol e basquetebol, sem qualquer custo», declarou Luís Gomes, autarca de Vila Real de S. António.

A escola vai ser um centro de aprendizagem e integração para as crianças “socialmente desfavorecidas ou com problemas de integração” que frequentam as escolas dos concelhos de Vila Real S. António (VRSA) e Castro Marim.

As turmas vão ser «mistas, para favorecer a interligação pessoal e criar laços de amizade e desenvolvimento entre os alunos», explica o autarca Luís Gomes.

As negociações para a abertura da escola sócio-desportiva começaram no início deste ano num encontro em Madrid (Espanha) e, para o fim de setembro, já está agendada uma visita técnica e de formação por parte da Fundação do Real Madrid ao Complexo Desportivo de VRSA, informou Luís Gomes.

Uma das últimas escolas sócio-desportivas que a Fundação Real Madrid abriu em países de língua portuguesa foi, em novembro de 2010, no Rio de Janeiro.

Há também propostas para a abertura, num futuro próximo, de escolas de futebol nos distritos de Díli, Baucau e Bobonaro (Timor) e em Angola.

As escolas sócio-desportivas do Real Madrid são dirigidas a crianças e adolescentes entre os seis e os 17 anos, contratando localmente as suas equipas técnicas, e o principal objetivo é promover a prática desportiva, oferecendo alternativas de lazer às crianças em situação de risco.