O Real Madrid venceu hoje o Guangzhou Evergrande por 7-1, numa partida de futebol morna, em que a diferença de nível entre as duas formações esteve em evidência.

Numa primeira parte com a grande maioria dos principais jogadores em campo, o treinador português José Mourinho viu a sua equipa chegar facilmente ao primeiro golo por Khedira, aos sete minutos, numa jogada de insistência de Benzema pelo lado esquerdo do ataque.

Sempre que os jogadores do Real Madrid, que contou no "onze" inicial com os portugueses Pepe, Ricardo Carvalho e Cristiano Ronaldo, insistiam e imprimiam ritmo à partida criavam perigo na área do adversário, apesar dos reforços brasileiros da formação chinesa como Paulão, Cléo ou Conca, que fazem a diferença para o resto do plantel, mas sem a qualidade dos jogadores do Real Madrid.

De quando em vez, ainda no primeiro tempo, Casillas teve de se aplicar perante alguns “rasgos” da equipa chinesa e um ou outro passo mais lento da defesa do Real Madrid, liderada por Ricardo Carvalho e Pepe.

Com o decorrer da partida, jogada sob uns 37 graus e muita humidade característica da região, os golos foram surgindo naturalmente, mas foram muitas as falhas à “boca da baliza”, como a de Cristiano Ronaldo aos 23 minutos, de cabeça, após insistência de Marcelo, ou aos 41 minutos, servido por Benzema a atirar à barra.

À meia hora, Ozil aumentou o marcador para 2-0 e Benzema fez o 3-0, aos 39 minutos, resultado com que encerrou a primeira parte.

No segundo tempo, Benzema voltou a marcar, aos 48 minutos, e Cristiano Ronaldo fez o golo do jogo, de calcanhar, aos 56 minutos, quatro minutos antes de José Mourinho mudar quase toda a equipa de uma só vez.

Com novos jogadores em campo, como o português Fábio Coentrão, Kaká ou Di Maria, o jogo equilibrou-se durante alguns minutos, mas, com o passar do tempo e com alguns “segundas linhas” a quererem mostrar serviço, o Real tomou conta da partida novamente e, com muitas falhas, levou o marcador até aos 7-0, através de Jese, aos 71 minutos, e Di Maria, aos 82.

A três minutos do final, foi a vez de Yang Yihu fazer vibrar as bancadas com o tento de honra do Evergrande, aproveitando uma falha da defesa do Real Madrid, que, posicionada muito à frente, "esqueceu-se" autenticamente dos avançados da equipa chinesa.