O presidente da Associação de Futebolistas de Espanha (AFE), Luis Rubiales, anunciou hoje a convocação de uma greve para duas primeiras jornadas da Liga 2011/12, pela ausência de acordo no novo contrato coletivo de trabalho.

Rubiales anunciou a decisão na presença de mais de uma centena de jogadores, incluindo o capitão da seleção, Iker Casillas, e os internacionais Carles Puyol, Xabi Alonso, Fernando Llorente, Javi Martinez e Santi Cazorla, e presidentes de associações jogadores de outros países, incluindo o da FIFPro, Leo Grosso.

«Os jogadores uniram-se para dizer basta. Tomamos a decisão de forma unânime e responsável. O campeonato não terá início até que se assine um novo acordo coletivo de trabalho», disse Rubiales.

A Liga de Futebol Profissional (LFP) «não entende» o apelo à greve e pede à Associação de Futebolistas de Espanha para se chegar a «um acordo satisfatório para ambas as partes».

Em comunicado publicado no seu sítio, a LFP refere que a paralisação foi marcada «numa altura em que se estavam a dar passos fundamentais para o entendimento», pelo que «é incompreensível».

«Após mais de dois meses de negociações para a assinatura de um novo contrato coletivo de trabalho, a Liga tem sempre mantido uma postura de diálogo e respondido às pretensões dos jogadores», refere o comunicado.

Luis Rubiales adiantou que pelo facto de a greve estar marcada não quer dizer que as negociações não prossigam, mas recordou que a paralisação pode ser alargada se as parte não chegarem a acordo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.