O médio espanhol Cesc Fabregas afirmou hoje que regressar ao FC Barcelona, pelo qual assinou por cinco anos, até 2016, é «o maior desafio» da sua carreira futebolística.

«Tinha muitas opções, mas escolhi o caminho mais difícil, mas também o que mais prazer me pode dar. Sei que este é o maior desafio que terei na minha vida, que vou competir por um lugar com os melhores jogadores do Mundo, mas não tenho medo», disse o ex-jogador do Arsenal.

Em conferência de imprensa, Cesc, de 24 anos, admitiu que «talvez não estivesse preparado para voltar há três anos», mas garantiu que agora está «mentalmente pronto para tudo».

No “Barça” versão 2011/2012, o médio vai atuar com a camisola “4” que já fazia luzir no clube londrino e que, à partida, seria para Thiago Alcantara: «Cedeu-ma, num gesto que o honra. É um número especial para mim».

O jogador natural de Arenys de Mar saiu do “Barça” com 16 anos, rumo ao Arsenal, mas disse hoje, na apresentação, que lhe parece que «foi ontem».

Para trás ficaram os londrinos e o treinador francês Arsene Wenger, ao qual só dispensou palavras elogiosas: «Se estou aqui hoje, é em grande parte graças a ele. Não há suficientes palavras para lhe agradecer. Vou tê-lo sempre na minha cabeça e no meu coração».

Os agradecimentos estenderam-se também ao seu novo técnico, Pep Guardiola: «Foram semanas muito longas, meses de sofrimento, porque não sabia onde ia jogar, mas eles mostrou-me a sua confiança a toda o momento».

«Se puder trazer algo a esta equipa e melhorá-la um pouquito, já me tornaria o homem mais feliz do Mundo”, disse ainda Cesc, garantindo estar “muito bem fisicamente” e “preparado para jogar» quando o treinador entender.

De acordo com o vice-presidente do FC Barcelona, Josep Maria Bartomeu, os catalães vão pagar «29 milhões de euros ao Arsenal», aos quais podem acrescer mais cinco, «se o FC Barcelona ganhar duas Ligas e uma Liga dos Campeões nos próximos cinco anos».

«São dois milhões por cada uma das Ligas (de Espanha) e um pela Liga dos Campeões», explicou, em conferência de imprensa, Bartomeu, confirmando também que a cláusula de rescisão é de 200 milhões de euros.

O Arsenal receberá ainda mais cinco milhões de euros, que sairão dos bolsos de Cesc – um em cada um dos anos do contrato do jogador espanhol com o “Barça”.

«As negociações, que começaram pouco depois da última final da Liga dos Campeões, foram duras. Fizemos uma oferta de 29 milhões de euros ao Arsenal e temos de agradecer o esforço que fez Fabregas», finalizou o dirigente.