José Mourinho esteve em conversações com o Barcelona para assumir o comando técnico da equipa após a saída de Frank Rijkaard e queria Guardiola ou Luis Enrique como adjuntos.

Em declarações à televisão Esports 3, o vice-presidente do Barcelona no mandato Joan Laporta, Marc Ingla, revelou que o técnico português esteve em conversações com o clube catalão na altura da saída de Frank Rijkaard e que queria Guardiola como adjunto.

«Tivemos uma reunião em Lisboa com ele e com o seu representante, mas nunca quisemos negociar seriamente com eles. Jorge Mendes insistiu muito que tínhamos de nos encontrar», começou por dizer o ex-dirigente.

«Mourinho mostrou-nos um power point que resumia a sua filosofia no futebol. Como revolucionar o nosso sistema táctico de 4-3-3 e até mencionou as pessoas que podiam trabalhar como seus adjuntos. Queria nomes como Luis Enrique ou Guardiola».

Apesar das conversações com Mourinho, a escolha acabou por recair em Pep Guardiola, a primeira opção de Txiri Beigiristain.

«Ele foi a primeira opção para Txiri Beigiristain [o antigo director desportivo dos catalães]. Até porque Mourinho disse-me que não mudaria a sua atitude com a comunicação social», explicou.