O treinador do FC Barcelona, Pep Guardiola, reconheceu hoje que os campeões da Europa de futebol terão de «subir o nível» para poderem bater-se com o Real Madrid e conquistar o quarto cetro espanhol consecutivo.

«Estamos a um bom nível, mas não o suficiente para sermos primeiros, pelo que temos de subir. Não nos resta outra opção», afirmou Guardiola, na véspera da receção ao Rayo Vallecano, em encontro antecipado da 17.ª jornada.

O técnico dos catalães sabe que é preciso melhorar e reconhece também que o “onze” comandado por José Mourinho está muito forte: «Se o Real Madrid continuar a este nível será muito mais complicado».

Guardiola, que ganhou os três campeonatos espanhóis em que comandou o “Barça”, lembra que há ocasiões em que se está «por baixo» e não considera que recuperar os seis pontos de atraso que tem para o Real seja o maior desafio da carreira.

«Não tenho a perceção de que estou a viver um momento muito delicado. As expetativas superaram tudo o que se esperava e esta é uma parte normal do processo», explicou.

Em relação aos jogadores, Guardiola deixou claro que se trata de «gente calma quando as coisas vão bem e também depois de um tropeção como o acontecido face ao Getafe (derrota por 1-0, sábado)», pelo que lhes dispensa elogios.

«Podia arranjar desculpas, mas elas não servem para melhorar uma equipa de futebol. Houve erros meus e dos jogadores e estes são perdoados e esquecidas no instante. O único que lhes peço é que se esforcem e, nesse aspeto, nunca me falharam», frisou o treinador dos catalães.

Guardiola reconhece ainda que o nível nos jogos fora não está a ser o esperado, apesar de, em cada jogo, a equipa catalã criar sempre mais oportunidades do que os adversários.

Sobre o clássico de 10 de dezembro, face ao Real Madrid, no Santiago Bernabéu, recusou-se a falar: «O jogo de amanhã (terça-feira) com o Rayo Vallecano é, agora, o mais importante».