O FC Barcelona regressou hoje aos triunfos e colocou-se a três pontos do líder Real Madrid, ao golear em casa o Rayo Vallecano por 4-0, em encontro antecipado da 17.ª jornada.

Precisamente um ano após ter humilhado o conjunto de José Mourinho, no mesmo local, com uma “manita” (5-0), o “Barça”, que sábado havia perdido em Getafe (0-1), somou o sétimo triunfo em Nou Camp, onde soma 34-0 em golos.

Com este resultado, o conjunto catalão, campeão europeu e tricampeão espanhol em título, passou a somar 31 pontos, em 14 jogos, contra 34 do Real Madrid, em 13.

O chileno Alexis Sanchez foi a principal figura do encontro, ao “bisar”, com um grande trabalho individual, aos 29 minutos, e, depois, aos 41, a dar a melhor sequência a uma jogada entre o argentino Lionel Messi e Xavi.

Ainda antes do intervalo, David Villa sentenciou, praticamente, o encontro, ao apontar o terceiro tento dos locais, após assistência perfeito do brasileiro Daniel Alves, isolado pelo central Piqué.

Na segunda metade, Lionel Messi marcou o golo da praxe, aos 50 minutos, igualando o português Cristiano Ronaldo (Real Madrid) na liderança dos marcadores, com 16 tentos.

Até final, deu para fazer descansar, bem cedo, Xavi e Iniesta e também para Piqué ver um “precioso” cartão amarelo, que lhe permite “limpar” a folha na próxima ronda, e, assim, estar apto para o Santiago Bernabéu.

Na próxima ronda, a 15.ª e última antes do clássico, o Real Madrid desloca-se ao reduto do Sporting de Gijon, enquanto o “Barça”, que antecipou o jogo com o Rayo devido à participação no Mundial de clubes, recebe o Levante.