O segundo “capitão” do FC Barcelona, Xavi Hernandéz, disse hoje que ganhar ao Real Madrid no “clássico” de sábado no Santiago Bernabéu seria «um ponto de viragem» e «daria um prazer futebolístico enorme».

Xavi reconhece que o Real Madrid, que lidera com três pontos de vantagem (e menos um jogo) sobre o “Barça”, está a atravessar um bom momento, mas defende que para um jogo destas características «tal não significa nada».

«É sempre bom vencer, seja em que estádio for, mas ao Real Madrid, no Santiago Bernabéu, tal como está a Liga, seria um ponto de viragem e muito importante do ponto de vista anímico», referiu Xavi.

O Real Madrid segue na liderança, mas Xavi entende que a diferença pontual pode ainda ser anulada.

«É verdade que o Real Madrid está bem, está a praticar bom futebol, lidera com mais três pontos e menos um jogo do que nós, pelo que está um pouco melhor, mas isso não significa nada», defendeu.

Ainda de acordo com Xavi, que falava durante a conferência de imprensa de antevisão do jogo, «os clássicos não têm nada a ver com a classificação e pode acontecer qualquer coisa».

Em caso de derrota no Santiago Bernabéu, que colocaria a equipa de José Mourinho a seis pontos – que poderiam ser nove - de distância, Xavi defendeu que «ainda faltam disputar muitos pontos e nada ficará decidido».

«Todos os anos se diz que será decisivo e no próximo diremos o mesmo. Gosto de desafios e que se pense que será decisivo. Gosto de competir, de ir ao Santiago Bernabéu e desfrutar», disse.

Ainda segundo Xavi, que espera um jogo «muito físico», se o FC Barcelona «conseguir impor a sua filosofia de jogo terá muito a ganhar».

«Gostaria de disputar um jogo aberto, bola cá, bola lá, que permitisse evidenciar todas as potencialidades de ambas as equipas e que se traduzisse num bom espetáculo de futebol», acrescentou.