O líder Real Madrid recebe, este sábado, por volta das 21 horas portuguesas, o Barcelona da Catalunha na 16.ª jornada do campeonato espanhol.

Três pontos separam as duas equipas, com os catalães a somarem mais um jogo que a formação de Madrid, e o jornal "Marca" diz que hoje, no Estádio Santiago Bernabéu, é «dia do melhor jogo do mundo», num duelo sem precedentes.

O desportivo espanhol apelida-o de 10-D - expressão muita utilizada para os dias marcantes no país vizinho - e afirma que se são juntar os dois melhores plantéis, os melhores treinadores, as equipas que mais pontos conseguem, os finalistas da Bola de Ouro, os mais goleadores e os clubes com mais seguidores. Tudo isto dentro de quatro linhas.

Outro reencontro marcante é o do português José Mourinho, treinador do Real Madrid e Tito Vilanova, adjunto de Guardiola no Barcelona, depois do incidente com Mourinho a meter um dedo no olho de Vilanova, no último encontro que juntou as duas equipas.

Na antevisão ao clássico dos clássicos em Espanha, Pep Guaridola elogiou o seu homólogo, o português Mourinho, e pediu um «jogo perfeito» à sua equipa.

«Temos de fazer um jogo perfeito para lhes ganhar. Espero um Madrid que entre a pressionar, mas temos de estar preparados para tudo», afirmou Josep Guardiola, responsável pela equipa campeã europeia e de Espanha.

Por outro lado, José Mourinho não compareceu à sala de conferências do Bernabéu, deixando a tarefa para o seu adjunto Karanka.

«Estamos bem, em boa forma e abordamos todas as partidas da mesma maneira. Embora seja verdade que este jogo é diferente, na realidade não deixa de ser apenas mais uma partida e não vai mudar a nossa forma de ver as coisas, independentemente do resultado. É certo que é um rival direto, mas não há que mudar nada. São apenas mais 3 pontos», afirmou Karanka.