Os médicos Ramon Cugat e Ricardo Pruna, que hoje operaram o futebolista David Villa, apontam para uma recuperação de quatro a cinco meses e confirmam a vontade do jogador do FC Barcelona jogar no Euro2012 e na Liga dos Campeões.

«[Villa] está esperançado em jogar a final da Champions e do Europeu, ele quer tudo, é lógico», disse Cugat, que considerou «justos» os tempos de recuperação, embora tudo dependa da evolução do atleta.

O jogador foi operado hoje à tarde pela equipa do doutor Cugat e do doutor Pruna e deverá continuar internado no Hospital Quirón, em Barcelona, entre três a quatro dias.

«A intervenção foi perfeita e, 35 minutos depois de terminar, o jogador estava a enviar mensagens aos seus colegas e a rir na companhia da mulher», referiu Pruna, que realçou o bom estado anímico de Villa, um dos fatores “chave” para que o período de recuperação diminua.

Pruna disse que Villa começou a notar as primeiras dores na tíbia durante o mês de maio, que desapareceram com o final da temporada para reaparecerem no mês de setembro, altura em que foi detetada uma fratura por “stress” do osso.

Ao ser informado da lesão, as opções que se colocavam ao jogador eram a realização de uma operação preventiva com o mesmo tempo de recuperação ou continuar a jogar com dores ligeiras, embora com risco de rotura total – como aconteceu no Japão –, uma vez que este tipo de lesões não podem curar-se sem recurso a uma operação.