O holandês Johan Cruyff, antigo jogador e treinador de futebol do FC Barcelona, admitiu hoje, numa entrevista ao jornal argentino Olé, que Leo Messi pode vencer «cinco, seis, sete Bolas de Ouro» na sua carreira.

«O Messi será o jogador mais vezes premiado com a Bola de Ouro na história do futebol. Ganhará cinco, seis, sete, ele é incomparável. Joga noutro campeonato», defendeu Johan Cruyff em declarações ao diário argentino.

O cérebro do jogo do Barça, de 24 anos, é o favorito para receber o galardão da FIFA na cerimónia que decorre na segunda-feira na sede do organismo que tutela o futebol Mundial, em Zurique.

Para levar para casa o troféu de 2011, Messi deverá bater o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, assim como o seu colega “blaugrana”, Xavi Hernandez, também elogiado por Cruyff.

«O Xavi é a alma do FC Barcelona. Foi o jogador que conseguiu engrandecer este Barça. Além disso, ganhou o Euro [em 2008] e o Mundial [em 2010] e, a meu ver, é uma injustiça muito grande que ainda não lhe tenham dado uma Bola de Ouro», concluiu.

Caso receba o troféu na segunda-feira, o argentino voltará a fazer história ao conquistar pela terceira vez consecutiva o prémio que consagra o melhor jogador do ano, desde 2010 denominado Bola de Ouro FIFA.