Um golo “in extremis” de Bernardo Espinosa voltou hoje a atrasar o Valência no campeonato espanhol de futebol, com os valencianos a perderem terreno para Real Madrid e FC Barcelona depois de empatarem 2-2 com o Racing Santader.

Terceiro em La Liga, o Valência procurava na 21.ª jornada não perder ainda mais pontos em relação ao líder Real Madrid e ao vice “Barça”, mas foi surpreendido por um Racing que logo aos dois minutos inaugurou o marcador, através de Adrián.

De lição bem estudada, os valencianos recorreram às memórias da primeira volta - depois de estarem a perder por 3-1 marcaram três golos em poucos minutos para vencerem – e voltaram a tentar a “remontada”, protagonizada por Aritz Aduriz.

O espanhol saltou do banco aos 63 minutos para, cinco minutos depois, empurrar a bola, vinda de um canto, para dentro da baliza do Racing e igualar o resultado.

Aos 80 minutos, assistido por Ricardo Costa, que foi expulso já nos descontos por um desentendimento com um adversário, Aduriz fez o 2-1 para o Valência.

Mas, tal como aconteceu na primeira volta, houve lugar para mais um golo surpresa, com o colombiano Bernardo Espinosa a mostrar porque é uma peça fundamental para o Racing ao fazer o 2-2, aos 87 minutos, e a atrasar mais o Valência, que agora está a 16 pontos do Real Madrid e a nove do FC Barcelona.

Num dia mau para as equipas de Valência, o Levante, quarto classificado, perdeu em casa por 2-1 frente a um Getafe apostado em cimentar a sua fase ascendente no campeonato espanhol e em confirmar a “queda” dos seus adversários.

Em San Sebastián, a Real Sociedad afundou ainda mais o Sporting de Gijón, goleando os penúltimos classificados por 5-1.