Zinedine Zidane, antigo futebolista internacional francês e do Real Madrid, reclama uma indemnização no valor de 75 mil euros a um humorista que o insultou, anunciaram hoje os seus advogados.

O ex-futebolista, atualmente funcionário do clube da capital espanhola, foi alvo das críticas do humorista Christophe Alévêque, em janeiro de 2011, num semanário francês.

«É uma espécie de prostituição, esse homem é uma p...», escreveu Christophe Alévêque, por Zidane ter cobrado, alegadamente, 11 milhões de euros para promover a candidatura do Qatar ao Mundial de 2022, atacando também as suas frequentes atividades no mercado publicitário.

Alévêque assumiu as declarações que motivaram o processo judicial, que decorre em Paris, e justificou-as como o direito de colocar em dúvida um mito de toda a França.

«Se tivesse que comparecer em tribunal por cada pessoa que critico nos meus espetáculos teria que me instalar aqui», disse o humorista diante do juiz, que proferirá a sua sentença dia 22 de março.

Para Carlo-Alberto Brusa, advogado de Zidane, os termos das críticas publicadas constituem um ultraje que afetou o antigo futebolista e a sua família: «O seu filho foi ridicularizado nos treinos do Real Madrid».