A Liga de Futebol Profissional (LPF) quebrou unilateralmente as negociações com a Associação de Futebolistas Espanhóis (AFE) para a elaboração de um contrato coletivo de trabalho, devido a «intransigência» do sindicato, anunciou esta quinta-feira o organismo.

Como justificação para o ponto final na negociação, que põe em causa, uma vez mais, os jogos da primeira e segunda divisões espanholas, a Liga apresentou a intransigência da AFE, que não aceitou debater os tópicos a discussão um a um, exigindo a aprovação global do pacote de reivindicações

Outro dos pontos de desacordo foi a proposta da AFE relativa ao pagamento dos salários dos futebolistas.

O sindicato pretende que os salários sejam pagos proporcionalmente em todos os meses e não em duas tranches (em junho e em dezembro) como até agora, algo que o presidente da LPF considera impensável.

«Os clubes não podem enfrentar um pagamento mensal, porque os depósitos das mais-valias estão estipulados em duas partes», justificou José Luis Astiazarán.

Também a questão dos direitos de imagem dos futebolistas gerou conflito entre as duas partes, uma vez que a AFE considera que todos os benefícios económicos devem reverter para os atletas, tendo sucedido o mesmo com as sanções disciplinares.

Para o sindicato, deveriam estabelecer-se quantias fixas para as multas, algo que o organismo que tutela o futebol espanhol contesta, com o argumento de que estas deveriam ser proporcionais ao salário do jogador castigado.

A lista de motivos de discórdia inclui ainda os particulares da seleção espanhola de futebol - a AFE quer que todos os ganhos revertam a favor dos futebolistas – e a idade de formação dos atletas, com os pontos de vista a divergirem entre os 23 anos pretendidos pelo sindicato e a aplicação gradual até aos 24 estipulada pela LFP.

Em comunicado, a AFE indicou que«não entende, nem partilha» a decisão do organismo máximo do futebol espanhol nem os argumentos avançados para o ponto final nas negociações.

«Esta postura da LFP foi uma surpresa para a AFE dado o bom ambiente existente entre ambas partes nas diferentes reuniões de negociação que vínhamos mantendo», esclareceu.