O avançado português tem uma ligação íntima com o golo. Tem sido assim toda a sua carreira e este ano não é diferente. Em 27 jogos no campeonato espanhol, Cristiano Ronaldo acertou na baliza por 32 vezes.

Muitos falam dele como um jogador completo pelas múltiplas formas com que encontra caminho para o golo. Bola corrida, de cabeça, pé esquerdo, pé direito e de livre.

Ronaldo eternizou-se pelos seus livres diretos que provocam o terror nos guarda-redes e são considerados verdadeiros mísseis. Porém, a “pólvora” destes artefactos parece ter-se esgotado. Assim o indicam as estatísticas da Liga espanhola.

O jogador português já cobrou 37 livres diretos, esta temporada, e nenhum, mas nenhum mesmo terminou em golo, segundo dados estatísticos publicados hoje pelo jornal “El País”.

A verdade é que nenhum outro jogador, nas principais Ligas europeias, dispôs de tantas oportunidades para fazer golo neste capítulo, e mesmo assim a taxa de sucesso é zero. É de considerar que o jogador tem encontrado outras formas de contornar este “handicap”, mas isso não deixa de preocupar o Real Madrid, clube que está “cristianodependente” neste aspeto.

O seu eterno rival, Lionel Messi, também não tem mostrado muito acerto, não é, contudo, só ele que tem a responsabilidade de cobrar os livres no Barcelona. O argentino, em 23 ocasiões, marcou apenas um golo.

Nesta lista europeia, hoje divulgada, Cazorla (Málaga) surge como o mais concretizador com quatro golos, em 21 livres.