O Athletic Bilbao, adversário do Sporting nas meias-finais da Liga Europa, venceu hoje na receção ao Maiorca por 1-0, em encontro da 34.ª jornada da Liga espanhola de futebol.

O avançado internacional espanhol Fernando Llorente marcou, aos 13 minutos, o tento da vitória dos bascos, que se deslocam quinta-feira ao Estádio José Alvalade, em Lisboa, para começar a disputar o acesso à final de Bucareste.

Com este resultado, o Athletic manteve-se na corrida aos lugares europeus, somando agora 45 pontos, apenas menos três do que o Levante, quinto classificado.

Nos outros jogos hoje disputados, destaque para o Espanyol, que também passou a contar 45 pontos, ao receber e golear o Valência (terceiro, com 52), que contou com Ricardo Costa os 90 minutos, por 4-0, com tentos de Cristian Gomez, Verdú, Álvaro e do nigeriano Kalu Uche.

A formação “che”, que atuou pela manhã, esteve perto de sair do pódio, mas isso não aconteceu, já que o Málaga (51 pontos), com Eliseu nos últimos 28 minutos, não conseguiu melhor do que uma igualdade (1-1) em casa frente à Real Sociedad.

Isco adiantou os locais, com um golo aos 19 minutos, mas os forasteiros, já com 10 (Mikel Gonzalez foi expulso em “cima” do intervalo), chegaram ao empate, graças a um golo de Xabi Prieto, aos 49.

O Saragoça, com Ruben Micael quase até ao fim (expulso aos 90+3 minutos) e Hélder Postiga desde os 72 minutos, bateu em casa o Granada, com Carlos Martins até aos 81, por 1-0, graças a um tento madrugador do croata Tomislav Dujmovic (seis minutos).

Ainda na tarde de hoje, o Bétis, com Nelson os 90 minutos, ganhou em casa ao Osasuna por 1-0, graças a um tento de Ruben Castro (34 minutos), enquanto o Villarreal deixou-se empatar aos 90+4 minutos na receção ao Santander (1-1).

Sábado, o Real Madrid, com mais um golo de Cristiano Ronaldo, venceu em casa o Sporting Gijon por 3-1, e manteve-se quatro pontos de avanço sobre o FC Barcelona, que ganhou fora ao Levante por 2-1, com um “bis” do “inevitável” Lionel Messi.