Luís Figo é o jogador português com mais presenças e vitórias no clássico entre FC Barcelona e Real Madrid, enquanto Cristiano Ronaldo reina em matéria de golos, mas também em derrotas.

O jogador mais internacional “AA” português (127 jogos) cumpriu 23 jogos, 13 pelo “Barça” e 10 pelos “merengues”, conseguindo nove triunfos, uma mão cheia pelos “catalães” e três após rumar à capital.

Figo, que cumpriu um total de 1.895 minutos e somou ainda oito empates e seis derrotas, conta quatro golos, três das quais pelos “culés”, mas, neste aspeto particular, já foi ultrapassado por Cristiano Ronaldo.

A cumprir a terceira temporada no Real Madrid, o ex-jogador do Manchester United conseguiu cinco tentos, em 12 confrontos com os catalães.

O jogador madeirense lidera em matéria de golos, mas é também o jogador luso com mais derrotas: perdeu em sete ocasiões e só conseguiu uma mísera vitória.

Ainda assim, destaque para esse triunfo, na única final em que enfrentou os catalães, até porque foi Cristiano Ronaldo a marcar o tento solitário do encontro, aos 103 minutos, em Valência, na final da Taça do Rei de 2010/11.

Além de Figo e Cristiano Ronaldo, só mais um jogador luso marcou: a 21 de outubro de 2000, Figo, de regresso ao Nou Camp, depois de ter trocado o “Barça” pelo Real Madrid, foi o alvo de todas as atenções, mas foi Simão que marcou, no seu único clássico, ao serviço dos catalães.

Em matéria de treinadores, Carlos Queiroz conseguiu uma vitória, curiosamente em Nou Camp, nos dois jogos disputados, enquanto José Mourinho também ganhou uma vez, à custa de Ronaldo, mas em 10 clássicos.