O internacional angolano João Ricardo foi o primeiro guarda-redes a ser batido por Cristiano Ronaldo, em competições oficiais de futebol seniores, a 7 de outubro de 2002, na vitória caseira do Sporting sobre o Moreirense, por 3-0.

«Logicamente que o momento é de frustração, ao ver um miúdo de 17 anos agarrar a bola no meio-campo e ninguém lhe dar uma porrada para largar a bola.

Mas, a frustração é no momento», recordou João Ricardo, em entrevista à agência Lusa.

O então guarda-redes do Moreirense, agora com 42 anos, lembra-se da arrancada do atual avançado do Real Madrid, após passe do espanhol Toñito, e do surpreendente remate, por cima do seu corpo, quando tentava fazer a “mancha”, mas sobretudo do talento que já despontava.

«(Lembro-me) para já, a genialidade dele, com dois lances, mais ou menos semelhantes, em que ele segura na bola a meio-campo e dribla aquela gente toda, inclusive eu, e faz o golo. Depois, na segunda parte, num canto, tem um remate de cabeça à trave, em que podia perfeitamente ter feito um ‘hat-trick’», explicou.

O primeiro dos 300 golos que Cristiano Ronaldo já conta na sua carreira sénior surgiu aos 34 minutos, quatro depois de o bielorrusso Kutuzov ter inaugurado o marcador, e o segundo só tardou mais uma hora, assinado em cima do final do jogo, com um golpe de cabeça após um livre da direita de Rui Jorge, atual selecionador português de sub-21.

«Marcou dois golos fabulosos. Foram os primeiros golos dele, penso que foi dos primeiros jogos que fez a titular pelo Sporting no campeonato. Na altura, havia uma disputa entre ele e o Ricardo Quaresma, que era titular e ele ia entrando», recordou João Ricardo.

Quase 10 anos depois, a tendência concretizadora de Cristiano Ronaldo mantém-se:

«Nesse jogo, fez das jogadas tradicionais, que hoje são tradicionais, são normais nele. Deu uma amostra do que era capaz e da evolução que podia fazer noutro clube, como aconteceu no Manchester (United).»

«Já se sabia de alguma irreverência da parte dele, uma personalidade forte e grande vontade de triunfar. Andava à procura de uma oportunidade e, tendo-a, deu motivos para dar continuidade à sua titularidade», frisou João Ricardo.

A residir em Angola, João Ricardo assegura que as suas recordações deste encontro com o Sporting não se restringem ao despertar da veia goleadora de Ronaldo.

«Foi o meu primeiro jogo a titular em Alvalade, também foi a primeira vez que o Moreirense jogou na primeira divisão», afirmou o guarda-redes que defendeu Angola no Mundial2010.

João Ricardo, a primeira “vítima” sénior do avançado madeirense, à sexta jornada da Liga de 2002/03, garante que, já na altura, era previsível que Cristiano Ronaldo viesse a ter um “futuro sorridente”.

No sábado, Ronaldo marcou o 300.º golo da sua carreira, oferecendo, praticamente, o título espanhol ao Real Madrid, depois de assinar o tento decisivo no triunfo no terreno do "rival" FC Barcelona, por 2-1.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.