A foto de José Mourinho, levantado em ombros pelos seus jogadores, dá cor na imprensa espanhola à conquista pelo Real Madrid da sua 32ª liga, na noite de quarte-feira na 'catedral' dos bascos do Athletic Bilbao.

Essa é a foto que preenche praticamente toda a primeira página do ABC, que em "gordas" coloca apenas a palavra “Campeões”, deixando apenas como outra noticia de abertura a possível introdução de portagens nas autoestradas da região de Madrid.

Opção idêntica é seguida pelo jornal La Razon, que em título da mesma foto do treinador português coloca a frase «Sou do Madrid» e em subtítulo considera que «há muitos adeptos que ainda que não sejam madridistas têm o coração branco».

O generalista El Pais considera que o Real Madrid é «campeão de uma liga maiúscula», marcada por dados estatísticos “estratosféricos” dos merengues, com 115 golos concretizados e 94 pontos, faltando ainda duas jornadas para o final.

A luta entre Messi – que ontem marcou um hat-trick na vitória do Barcelona frente ao Málaga – e Ronaldo, que falhou um penalti e marcou o terceiro golo da vitória merengue sobre o Athletic Bilbao, é outro dos temas na imprensa espanhola de hoje.

O El Mundo também opta pela mesma foto de Mourinho e dos seus jogadores e restantes equipa técnica, recordando que Madrid celebrou na quarta-feira um Aliron “da meia-noite”.

Uma referência à expressão "Aliron", usada em Espanha para manifestar de forma eufórica um objetivo conseguido, especialmente no campo desportivo e que, segundo alguns etimólogos remonta a um outro uso, no século XIX, nas minas de ferro de Muskiz, em Vizcaya.

Esta versão refere que a empresa inglesa que explorava o ferro pagava bónus salariais aos trabalhadores mediante a pureza do ferro minado. Quanto era só ferro colocava na porta da mina um cartaz com a frase, em inglês “All Iron” (ou “tudo ferro”).

Cartaz que representava melhores salários e que levava os mineiros a celebrar, em coro, gritando numa versão deturpada do inglês a frase “aliron”.

O assunto, como não podia deixar de ser, domina a imprensa desportiva, ainda que com claras diferenças de tratamento entre os jornais com sede em Madrid e os com sede em Barcelona.

Entre os da capital, o Marca optou por um outro angulo da mesma foto de Mourinho, sob a frase “O melhor”, recordando que o Real Madrid ganhou «a liga de todos os recordes» e que o treinador português é o «Special four – ganhou ligas em quatro países».

O As, por seu lado, optou por fazer da capa e contracapa um poster com imagens das celebrações merengues em Bilbau e o titulo, em gordas, «Campeões, Campeões».

Entre os destaques na primeira página uma frase de Cristiano Ronaldo: «Queria o título que ainda não tinha. Botas de ouro já tenho duas».

Nos jornas desportivos catalães, o destaque não é para a vitória na liga do Real Madrid, mas sim para o “Torpedo Messi”, como escreve o El Mundo Deportivo, ou “Messi, rei do golo”, como noticia o Sport, que aproveita para chamar à primeira página o polémico gesto de Cristiano Ronaldo, no final do encontro.

A cobertura da imprensa destaca ainda as celebrações que começaram na noite de quarta-feira na Praça de Cibeles em Madrid, local que hoje, ao final da tarde, receberá os jogadores da equipa.