Cadeiras produzidas em Paredes para personalidades como Cristiano Ronaldo, José Mourinho, Mariza, Maria Bethânia, Manoel de Oliveira, Souto Moura ou Mia Couto vão ser leiloadas internacionalmente para ajudar refugiados em África.
Trata-se de um conjunto de 11 cadeiras, do projeto “Duets”, que incluem a peça concebida para o Presidente da República, Cavaco Silva, apresentada, na segunda-feira, no Palácio de Belém, em Lisboa.
Esta iniciativa da Câmara de Paredes conta com o patrocínio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a colaboração da Escola Superior de Artes e Design.
Celso Ferreira, presidente da autarquia, em declarações à Lusa, assumiu o caráter de «responsabilidade social» da iniciativa, que considerou ser «uma ideia para o mundo numa cadeira», sublinhando que o propósito final é ajudar os refugiados do Corno de África, através do ACNUR.
As peças vão poder ser apreciadas em Paredes, de 14 de setembro a 18 de novembro, durante a exposição “Art on Chairs, um dos projetos do Polo de Design e Mobiliário de Paredes.
Nesta exposição, espalhada por oito pontos da cidade, além dos 11 modelos do projeto Duets, estarão outras 150 cadeiras, de uma centena de designers nacionais e internacionais, das quais 70 são produzidas por empresas de Paredes.
«Queremos com este projeto demonstrar à opinião pública mundial a excelência do mobiliário português e da indústria de Paredes. É uma mega-ação de promoção associada a uma causa humanitária de inegável valor», afirmou o edil.
No caso do Duets, a conceção estilística de cada uma das peças foi desenvolvida por criativos prestigiados, nacionais e italianos, especificamente para cada uma das personalidades convidadas pela organização, respeitando a sua identidade, cabendo a execução das cadeiras a empresas de mobiliário de Paredes.
De cada cadeira será realizada uma minissérie de cinco exemplares únicos, numerados e assinados. Um exemplar será para leilão, revertendo as verbas para o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
O segundo exemplar ficará para o criativo que concebeu a cadeira, o terceiro para a personalidade que o inspirou e o quarto para a empresa que o construiu. O quinto exemplar ficará para a autarquia de Paredes.
Após o evento Art on Chairs, a exposição Duets fará uma itinerância internacional, em 2013, por museus e centros culturais de referência internacionais.
O presidente da autarquia disse ser fundamental que se saiba que há naquele concelho «uma capacidade industrial ímpar».
«Paredes é hoje a maior concentração de produção de cadeiras da Europa», afirmou.
Art On Chairs integra-se no projeto genérico “Paredes Polo do Design de Mobiliário”, promovido pela autarquia local em articulação com a Escola Superior de Artes e Design, o Instituto de Investigação em Design Media e Cultura e as universidades do Porto e Aveiro.
O projeto assenta em três iniciativas estruturais (Art on Chairs, Cidade Criativa e Fábrica do Design) que procuram «revitalizar e modernizar indústria tradicional do mobiliário presente no concelho de Paredes, incorporando design e criatividade».