O presidente da Liga de Futebol Profissional espanhola (LFP), José Luís Astiazarán, assegurou hoje que o campeonato 2012/2013 vai começar no próximo fim de semana, tal como estava previsto.

«Estamos a falar há muito tempo de temas importantes. Colocámos em cima da mesa as questões que temos em mão. Falamos das questões da própria Liga, de gestão e das transmissões televisivas. Vão disputar-se jogos este fim de semana, que serão celebrados no horário previsto», frisou Astiazarán, à saída de uma Assembleia Geral da LFP.

O presidente da LFP convocou no passado dia 10 uma Assembleia Geral extraordinária em vez de uma reunião entre representantes da Primeira Divisão, pedida por 13 clubes, que ameaçaram atrasar o início do campeonato por conflito com os direitos televisivos.

Os clubes “rebeldes” – Atlético de Bilbao, Atlético de Madrid, Betis, Celta, Espanyol, Getafe, Granada, Maiorca, Osasuna, Raio Vallecano, Real Sociedad, Sevilha e Saragoça -, pretendiam debater vários pontos relacionados com os direitos televisivos e com os horários da Liga.

Ao finalizar a reunião de hoje, a que assistiram representantes dos clubes “rebeldes” e o presidente do Conselho Superior dos Desportos, Miguel Cardenal Astiazarán informou que a Liga irá começar quando estava previsto e que os horários dos encontros não sofrerão alterações.

«Os horários são os que estavam estabelecidos, não é possível mudar, sobretudo fazendo finca-pé nas primeiras jornadas que têm um horário especial porque o tínhamos acordado com a Associação de Futebolistas Espanhóis. Uma vez terminadas as primeiras jornadas, voltar-se-á aos horários habituais», afirmou.