17 de agosto de 2011. Camp Nou. Lionel Messi acabara de desequilibrar para 3-2 o escaldante duelo da segunda mão da Supertaça de Espanha entre Real Madrid e Barcelona, depois do 2-2 registado na primeira mão. Jogavam-se os derradeiros minutos do encontro, quando uma entrada dura de Marcelo sobre Fàbregas incendiou o relvado… e os bancos de suplentes.

Dos protestos à confrontação foi um passo demasiado curto. Tranquilamente, no meio da confusão, José Mourinho abandona a sua área de jurisdição e aproxima-se pelas costas de Tito Vilanova, metendo o dedo no olho direito do então treinador adjunto de Pep Guardiola.

A surpresa deu lugar à retaliação e o catalão respondeu de imediato com um empurrão a Mourinho. As imagens televisivas correram o mundo e o resultado foi um castigo para ambos, posteriormente revisto pela Real Federação Espanhola de Futebol.

Agora, um ano e seis dias depois, os dois técnicos voltam a encontrar-se no mesmo palco, mas desta feita em “igualdade de circunstâncias”, face à saída de Guardiola e a consequente ascensão de Vilanova a treinador principal dos ‘blaugrana’.

Mourinho começou por abordar o assunto apenas com um pedido de desculpa aos adeptos madridistas, mas reviu recentemente a sua postura, admitindo que não esteve bem nessa noite. Também Vilanova já deixou as críticas ao técnico português para trás e tenta “enterrar” o incidente no passado. O clima de “paz” está aparentemente instalado até estalar a “guerra” no relvado.

No confronto de títulos, nem se pode falar verdadeiramente em duelo. José Mourinho coleciona troféus por onde passa e são já 19 em pouco mais de uma década de carreira. Os adeptos do FC Porto, Chelsea e Inter não o esquecem e a relação com a massa associativa do Real Madrid parece cada vez mais intensa.

Para Tito Vilanova, este será apenas o segundo jogo oficial da sua carreira como técnico principal, após quatro anos de sonho enquanto adjunto de Pep Guardiola. Ao lado do ex-treinador dos catalães contribuiu para a conquista de 14 títulos, num ciclo ímpar da história do clube da cidade condal.

Esta quinta-feira, os dois treinadores voltam a estar olhos nos olhos - e sem dedos pelo meio - em Camp Nou, às 21h30.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.