"El Clásico" é o jogo pelo qual todos esperam. No entanto, esta noite foi preciso esperar até à segunda parte para que Barcelona e Real Madrid dessem o espetáculo a que habituaram os adeptos do futebol mundial.

Com um primeiro tempo algo "morno", onde o Barcelona dominou a posse de bola e o Real Madrid se remeteu ao pragmatismo do contra-ataque, José Mourinho e Tito Vilanova só no segundo tempo viram as suas equipas dar espetáculo.

Até essa fase, os catalães estiveram sempre mais perto da baliza de Casillas, mas com pouca acutilância no momento de criar perigo. Já os merengues estavam demasiado defensivos e dependentes dos rasgos de Ozil e Ronaldo para se aproximarem do golo.

No segundo tempo, os primeiros minutos pareciam uma mera continuação do que se vira nos anteriores 45 minutos, mas Ronaldo encarregou-se de desfazer a história do jogo. Aos 55', o craque português antecipa-se a Busquets e cabeceia para o golo madridista, na sequência de um canto de Ozil. Foi o quarto golo consecutivo de Ronaldo em Camp Nou.

Todavia, durou muito pouco a festa dos campeões espanhóis. No minuto seguinte, Mascherano descobre Pedro Rodriguez nas costas de Fábio Coentrão e assiste o extremo para o golo do empate, num remate cruzado sem hipótese para Casillas.

O encontro estava agora relançado e as bancadas de Camp Nou vibravam. O Barcelona cresceu então no jogo e depois de criar várias ocasiões acaba por chegar ao golo através de uma grande penalidade. O árbitro Clos Gomez considerou que Sergio Ramos derrubou Iniesta na grande área e Messi não perdoou. O argentino quebrou hoje o seu jejum, pois tinha ficado em branco nos últimos desafios com os 'blancos'.

As duas equipas lançaram-se então no ataque e deixaram os espartilhos táticos "na gaveta". Com mais espaço para jogar, Iniesta rasgou a defesa merengue e assistiu Xavi de forma sublime. Estava feito o 3-1 aos 77' e José Mourinho via a sua equipa ficar em apuros para a segunda mão. O técnico português já havia lançado Higuaín e Di María, apostando de seguida em Marcelo.

Aos 85', o Barcelona chegou a estar na iminência de fazer o quarto golo, mas foi a resposta merengue e a oferta de Valdés que voltou a pôr o Real Madrid na discussão do encontro. O guardião tentou inexplicavelmente fintar Di María e acabou por perder a bola para o argentino, que reduziu assim a desvantagem para 3-2.

Nos últimos minutos, o Real procurou manter a sua organização e reduzir os espaços ao Barcelona. O 3-2 não conheceu mais alterações até ao apito final e os catalães seguem assim em vantagem para a segunda mão da Supertaça de Espanha, que se realiza já na próxima quarta-feira, no Santiago Bernabéu.