José Mourinho respondeu hoje a Johan Cruyff, que esta semana o criticou pela escassa utilização da “cantera”, ao recordar com ironia os futebolistas estrangeiros com que o FC Barcelona, conhecido como o “dream team”, foi campeão europeu em 1992.

«Esse senhor foi campeão europeu uma vez com quatro ‘canteranos’ muito bons como Koeman, Romário, Stoitckov e Laudrup», disse Mourinho, incluindo na lista um jogador, o brasileiro Romário, que apenas chegou ao FC Barcelona em 1993.

O quatro estrangeiro do “dream team” era, na realidade, o holandês Richard Witschge, que não jogou essa final em que o Barça se sagrou campeão da Europa, em 1992, frente à Sampdoria, de Itália.

A resposta de Mourinho a Cruyff surge três dias depois de este ter afirmado que o português «como jogador não pintava nada» e de o ter criticado por não recorrer à formação, dizendo que «é melhor formar jogadores do que comprá-los».

Outros temas abordados pelo treinador português foram a propalada transferência do médio croata Luka Modric para o Real Madrid, a qual não quis comentar, e o futuro de Kaká, remetendo para este a decisão.

«Káká sabe o que vai na sua cabeça», referiu Mourinho sobre um jogador a quem ele próprio comunicou pessoalmente, no início da época, que procurasse um clube para deixar o Real Madrid, mas que se mantém no plantel.

O treinador português acrescentou que Káká «está melhor posicionado» para dar respostas sobre o seu futuro e que, «se não vem à sala de imprensa é porque não quer».

«Limito-me a treinar todos os jogadores. Se no dia 31 de agosto Káká ainda aqui estiver, significa que será jogador para a época 2012/13 e respeitá-lo-ei como a todos e tentarei tirar dele o melhor rendimento», admitiu.