O FC Barcelona selou hoje de forma dramática o melhor arranque de Liga espanhola de futebol da sua história, ao vencer por 3-2 em Sevilha, onde esteve a perder por 2-0, somando o sexto triunfo em seis jornadas.

A formação da casa, que já havia batido o campeão Real Madrid (1-0), “ameaçou” vencer, com tentos do alemão Piotr Trochowski (26 minutos) e Alvaro Negredo (48), mas o próximo adversário do Benfica na Liga dos Campeões deu a volta ao jogo.

O médio Cesc Fabregas foi a grande figura dos catalães, ao reduzir, aos 53 minutos, provocar a expulsão do chileno Gary Mendel, que cabeceou o ex-jogador do Arsenal, aos 72, e restabelecer a igualdade, já aos 89.

Em período de descontos, o argentino Lionel Messi, depois de já ter assistido Cesc para o 2-2, tabelou com o suplente David Villa, que selou a “milagrosa” reviravolta do “Barça” e a manutenção do perfeito 100 por cento de triunfos dos catalães.

Provisoriamente, e a três dias da deslocação à Luz, o FC Barcelona, que nunca tinha inaugurado a Liga com seis triunfos consecutivos, aumentou para 11 pontos a vantagem sobre o Real Madrid, de José Mourinho e Cristiano Ronaldo.

Os “merengues”, que já perderam oito pontos (um empate e duas derrotas), recebem domingo o Deportivo da Corunha, precisamente em vésperas da deslocação ao Nou Camp, onde podem, no próximo fim de semana, dizer, praticamente, adeus ao título.

Nos outros encontros hoje disputados, destaque para o Málaga, que se isolou, à condição, no segundo lugar, com 14 pontos, contra 18 do “Barça”, ao receber e golear o Bétis por 4-0, com mais um golo do argentino e ex-benfiquista Javier Saviola.

Joaquin, de grande penalidade, Antonio Amaya, na própria baliza, e Isco apontaram os restantes tentos do Málaga, face a um Bétis que viu o guarda-redes Adrian ser expulso logo aos 10 minutos – Salvador Agra foi o sacrificado, enquanto o também português Nelson atuou os 90 minutos.

Por seu lado, o Valência, com João Pereira até aos 49 minutos, recebeu e bateu o Saragoça, com Hélder Postiga a tempo inteiro, por 2-0, com tentos do argelino Sofiane Feghouli, aos 12 minutos, e Jonathan Viera, aos 59.

No “derby” basco, a Real Sociedad ganhou em casa ao Athletic também por 2-0, com tentos do francês Antoine Griezmann e do mexicano Carlos Vela, este de grande penalidade.