O Real Madrid goleou hoje o Deportivo da Corunha por 5-1, na sexta jornada da Liga espanhola em futebol, com um “hat-trick” de Cristiano Ronaldo, e repôs a diferença de oito pontos para o líder FC Barcelona.

Ainda assim, os forasteiros marcaram primeiro, aos 16 minutos, quando o veterano ponta de lança espanhol Riki bateu Casillas, na sequência de uma assistência do jogador português Bruno Gama, num lance facilitado pelo defesa central francês Varane.

O início da reviravolta começou aos 23 minutos, através de uma grande penalidade cobrada por Cristiano Ronaldo e fabricada pelo ex-benfiquista Di Maria, que levou a melhor num lance de um contra um face ao veterano defesa Manuel Pablo e foi por este derrubado em cima da linha da grande área.

O mesmo Di Maria poria o Real Madrid em vantagem aos 38 minutos, após um grande passe de Modric a isolá-lo na grande área galega, e Cristiano Ronaldo fecharia a contagem antes do intervalo ao marcar o terceiro golo, de cabeça, após um ressalto de um remate de Sérgio Ramos que tabelou num defesa do Deportivo.

Com a vitória praticamente garantida, o Real Madrid não precisou de forçar o ritmo para chegar com naturalidade ao 5-1, com Pepe a assinar o quarto golo, de cabeça, num lance de bola parada, um livre cobrado por Xabi Alonso, e Cristiano o quinto, novamente de grande penalidade.

A partida iniciou-se com cinco jogadores portugueses em campo, dois pelo lado do Real Madrid – Cristiano Ronaldo e Pepe – e três pelo Deportivo – Zé Castro, Bruno Gama e Pizzi. Na segunda parte, o contingente luso seria reforçado, com a entrada de Nelson Oliveira, aos 56 minutos, para substituir Riki.

O ex-sportinguista André Santos não saiu do ‘banco’ galego.

Com este triunfo, o Real Madrid pulou para o sexto lugar, com 10 pontos, menos oito pontos do que o líder FC Barcelona, adversário que vai defrontar na próxima jornada em Camp Nou, num jogo em que os merengues estão “proibidos” de perder sob pena de verem a distância para o rival alargar-se para 11 pontos ao fim da sétima jornada.

Nos outros jogos da sexta ronda já hoje disputados, o Granada recebeu e venceu o Celta de Vigo por 2-1, o Valladolid infligiu, com alguma surpresa, pesada derrota (6-1) ao Rayo Vallecano enquanto o Osasuna fez valer o fator casa para golear o Levante (4-0).

A jornada iniciou-se no sábado com o FC Barcelona a vencer o Sevilha, no Sánchez Pizjuán, por 3-2, depois de ter estado a perder por 2-0, num jogo marcado pela expulsão polémica do jogador chileno Medel, após um encosto de cabeças com Fàbregás, com o internacional espanhol a teatralizar a queda.

De resto, o mesmo Fábregás seria decisivo na reviravolta, não só por ter posto o Sevilha em inferioridade numérica, mas também pelos dois golos que marcou, o último dos quais aos 89 minutos, que restabeleceram o empate, desfeito aos 90+3 por David Vila, que saltara do ‘banco’ aos 79 minutos, a render Dani Alves. Lionel Messi não marcou, mas fez as assistências para o segundo e terceiro golos dos catalães.

Ainda no sábado, o Málaga, que está a fazer uma grande época, goleou em casa por 4-0 o Bétis, o Saragoça não resistiu na visita ao Mestalla, onde baqueou por 2-0, tal como o Athletic na curta deslocação ao rival basco, a Real Sociedad, que se impôs pelo mesmo resultado (2-0).