O FC Barcelona pode ficar no domingo mais perto de recuperar o título espanhol de futebol, caso vença o “rival” Real Madrid, no “clássico” da sétima jornada da Liga espanhola, que deixaria os “merengues” a 11 pontos.

Em Camp Nou, em Barcelona, o treinador dos “blancos”, José Mourinho, procura reduzir a diferença causada por um início de temporada menos conseguido - duas derrotas e um empate em seis encontros -, frente a um “Barça”, agora sob o comando de Tito Vilanova, que está a ter um início quase perfeito de temporada.

A única derrota dos catalães esta temporada aconteceu precisamente frente ao Real Madrid, na segunda mão da Supertaça espanhola, por 2-1 na capital, resultado que anulou os 3-2 de Barcelona, dando o troféu aos “merengues”.

O momento anímico não podia ser melhor para ambos, que vêm de triunfos na Liga dos Campeões, com o FC Barcelona vem de um triunfo fora sobre o Benfica (2-0), enquanto o Real Madrid venceu 4-1 em casa do Ajax, com um “hat-trick” de Cristiano Ronaldo, o segundo em seis dias, após igual “dose” ao Deportivo da Corunha.

Se o avançado português marcou três golos a meio da semana, o argentino também esteve em destaque na Luz, ao fazer as assistências para os dois golos frente ao Benfica.

Relativamente a problemas no “onze”, Mourinho não tem lesões para resolver, enquanto Tito Vilanova não pode contar com a lesionada dupla de centrais Puyol-Piqué, devendo recorrer aos médios Mascherano e Song, já habituados à posição.

José Mourinho não tem sido feliz nas deslocações a Camp Nou ao serviço do Real Madrid e, em seis partidas, apenas venceu uma vez, na última temporada, por 2-1, com tentos de Cristiano Ronaldo e Khedira, num jogo que praticamente assegurou o título.

A estreia do treinador português ao serviço dos “merengues” no campo do rival foi para esquecer, com uma goleada por 5-0, seguindo-se mais duas derrotas e outros tantos empates.

Nas 82 ocasiões em que as equipas se defrontaram em Barcelona para o campeonato, os catalães venceram 47 vezes, empataram 16 e perderam 19, tendo um saldo de golos favorável de 163-95.

Resultados do Real Madrid de José Mourinho em Camp Nou:
28/11/2010 5-0 (campeonato).
03/05/2011 1-1 (Liga dos Campeões).
17/08/2011 3-2 (Supertaça Espanha).
25/01/2012 2-2 (Taça do Rei).
21/04/2012 1-2 (campeonato).
23/08/2012 3-2 (Supertaça Espanha).