O treinador do Barcelona, Tito Vilanova, descartou este sábado a possibilidade de existir qualquer carga politica em torno do “clássico” de domingo com o Real Madrid, adiantado que se trata apenas de um jogo de futebol.

«É um jogo de futebol, nada mais. Além disso, se um dia for necessário discutir questões políticas, vai ser em outro lugar», referiu Tito Vilanova, referindo-se ao atual momento politico que se vive na Catalunha.

À margem das questões independentistas reclamadas pela Catalunha, Tito Vilanova recorda que há muita rivalidade entre os dois clubes.

«Mas é desporto e nada tem a ver com política», frisou.

Tito Vilanova, que falava na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Real Madrid, no Camp Nou, pretendeu assim relativizar as reivindicações independentistas que tem marcado presença nos jogos do Barcelona.

As bandeiras com as cores da Catalunha marcaram presença em grande número nos jogos com os russos do Spartak de Moscovo, para a Liga dos Campeões, e com o Granada, bem como está previsto a construção de um mosaico para a receção aos “merengues”.

Em relação ao jogo, propriamente dito, Vilanova abordou as ausências de Carles Puyol e Gerard Piqué, por lesão, considerando que “qualquer equipa do mundo notaria a ausência dos seus centrais titulares”.

Com a ausência confirmada de Puyol, que sofreu uma luxação no cotovelo durante o jogo com o Benfica, para a Liga dos Campeões, a dúvida quanto à utilização de Piqué só será desfeita em cima da hora do jogo.

O Barcelona segue invicto na liderança da Liga espanhola, com 18 pontos nos seis jogos disputados, mais oito do que o Real Madrid, que ocupa a sexta posição, com três triunfos, um empate e duas derrotas.