Os futebolistas Cristiano Ronaldo e Messi, descritos como «jogadores do outro planeta», fazem hoje as capas da imprensa espanhola, que classifica o encontro entre o FC Barcelona e o Real Madrid como «memorável», «vibrante» e «marcante».

O jornal desportivo AS utiliza em título as palavras do técnico do Real Madrid, o português José Mourinho, que classificou Messi e Ronaldo, que “bisaram” no 2-2 final, «como jogadores de outro mundo».

Para o AS, o jogo de domingo, relativo à sétima jornada da liga espanhola foi «memorável», mas nada decisivo na luta pela atribuição do título de melhor jogador do Mundo: «A batalha pela bola de ouro ficou empatada, com dois golos de Messi e dois de Ronaldo».

«Super jogo» é como o jornal Sport classifica o encontro, destacando a emoção e os golos num clássico que terminou empatado a dois golos, marcados por Cristiano Ronaldo (23 e 66 minutos) e Messi (31 e 61).

A imprensa espanhola é unânime no elogio aos dois jogadores, com o El País a escrever que «Messi e Ronaldo brilharam num clássico vibrante», e a não esquecer as manifestações a favor da independência da Catalunha, que marcaram o encontro.

O El Mundo refere que «o Barcelona transformou o estádio num cartaz independentista» e ilustra a frase com uma fotografia da bandeira gigante da Catalunha formada nas bancadas do Camp Nou.

Quando estavam decorridos 17,14 minutos de jogo - em alusão à data em que as tropas de Felipe V entram em Barcelona – os adeptos formaram uma bandeira gigante da Catalunha, usando cartolinas vermelhas e amarelas, que estavam nas cadeiras do estádio.

O empate pôs fim a uma série de seis vitórias do FC Barcelona no campeonato, e manteve a distância pontual entre as duas equipas na liga espanhola, com os catalães a liderarem mais oito pontos que os madrilenos, quintos da tabela.