O ministro dos Assuntos Exteriores e da Cooperação de Espanha, José Manuel García-Margallo, considerou hoje que as reivindicações independentistas exibidas no domingo em Nou Camp, no FC Barcelona-Real Madrid, “prejudicam” a imagem de Espanha.

García-Margallo falou aos jornalistas após a inauguração da Casa América em Madrid e no âmbito do seminário Gestão da Marca do país: visão e globalização, referindo não ter dúvidas que as imagens mostradas prejudicam Espanha.

«Um país que oferece uma imagem de divisão interna num momento de convulsão como aquele que vivemos, num momento em que todos os países do mundo competem por capitais escassos, e que oferece uma imagem de desunião ao invés de esforço, parece-me uma má imagem», disse o ministro.

O jogo entre FC Barcelona e Real Madrid, da sétima jornada da liga espanhola de futebol e que terminou empatado a dois golos, ficou também marcado por cânticos pró independência da Catalunha – situação que será levada a referendo -, e antes do início foi exibida uma bandeira gigante da Catalunha.

Todas as cadeiras do estádio também tinham cartolinas vermelhas ou amarelas, que os adeptos ergueram formando um mosaico quando estavam decorridos 17.14 minutos de jogo, em alusão à data em que as tropas de Felipe V entram em Barcelona.