O antigo jogador do Real Madrid Rafael Lesmes, conhecido como Lesmes II, lateral esquerdo da equipa entre 1952 e 1960 e vencedor de cinco Taças da Europa e quatro campeonatos, morreu em Valladolid aos 85 anos.

O anúncio foi hoje feito pelo clube espanhol, que assinala que Lesmes, nascido em Ceuta a 09 de novembro de 1926 e que começou a sua carreira no África Ceuti, passou pelo Ibarrola e pelo Betis de Jadú, e fez parte da equipa que, juntamente com Di Stefano, Gento ou Zárraga, conquistou cinco Taças dos Campeões Europeus consecutivas e quatro ligas.

Rafael Lesmes assinou o seu primeiro contrato como futebolista profissional com o Atlético de Tetuán, aos 18 anos, e depois transferiu-se para o Valladolid, onde permaneceu até 1952, ano em que assinou pelo Real Madrid.

Depois de oito épocas e mais de 200 jogos com a camisola merengue, Lesmes II regressou a Valladolid, onde terminou a carreira em 1962, ainda que posteriormente tenha voltado a estar ligado ao clube madrileno como “olheiro” para captar novas promessas.

Em comunicado publicado hoje na sua página oficial da internet, o Real Madrid une-se à dor da família da antiga glória e envia os seus pêsames pela morte de um jogador «que deixou uma grande marca no clube».