O jogo entre Deportivo da Corunha e Barcelona teve tudo o que se espera de um jogo de futebol: emoção e muitos golos. Os catalães venceram, por 5-4, e continuam na liderança da Liga espanhola, mantendo os oito pontos de diferença para o Real Madrid.

E mais emocionante se torna quando a equipa galega esteve a perder por...3-0. Jordi Alba inaugurou cedo o marcador (18 minutos). Tello (oito) e Messi (18') seguiram-lhe o exemplo e era claro que o jogo estava sentenciado. O Barcelona apresentou-se na Corunha débil na defesa, pelas ausências de Puyol, Piqué e Dani Alves, mas parecia que isso nem se sentia.

Ainda na primeira parte, as oportunidades foram todas blaugrana nos primeiros 25 minutos de jogo, com Messi muito perto do 4-0 aos 24'. Só que depois daí, o jogo levou uma rotação de 180º e foi o Deportivo a ganhar vida. Primeiro por Pizzi (26') na conversão de uma grande penalidade de Mascherano sobre Riki e aos 37' Bergantiños a reduzir para 3-2, num golo em que Valdés fica muito mal na fotografia.

Só que Messi, o «extraterrestre», estava irrequieto. Ainda antes do intervalo chegou aos 10 golos na Liga esta época, colocando-se na frente do Pichichi e 'respondendo' a Ronaldo, que marcará um golo ao Celta de Vigo.

Depois do descanso, a partida continuou em ritmo alto e os galegos tiveram razões para acreditar que não iriam sair do duelo com o Barça a zeros. Pizzi, a bisar, fez o 4-3, num livre cobrado de forma irreprensível. Pouco depois, o Barcelona ficou a jogar com 10 jogadores, já que Mascherano viu o segundo amarelo e foi mais cedo para o balneário.

Até aos 77', houve ameaças de ambos os lados: Pedro, acabado de entrar, rematou ao lado (56') e Riki remata junto ao poste (62'). Seria, então, novamente Messi a resolver a aflição. O argentino fez o 5-3 e o seu terceiro na partida.

Se se pensou que o jogo tinha acabado aí, não. Jordi Alba, num lance infeliz, mas que culminou num chapéu perfeito, fez um autogolo e o 5-4. O empate estava perto, só que o tempo correu depressa e o Deportivo acabou mesmo por ficar sem pontos.