O FC Barcelona isolou-se hoje provisoriamente na liderança da liga espanhola de futebol com uma goleada (5-0) no terreno do Rayo Vallecano e aumentou para 11 pontos a vantagem sobre o eterno rival Real Madrid, à nona jornada.

Nos arredores da capital espanhola, Leonel Messi foi a grande figura dos catalães com dois golos, ambos na segunda parte, e isolou-se na lista dos melhores marcadores, com 13.

Em Vallecas, Messi fez os golos 300 e 301 da sua carreira como profissional, distribuídos entre o “Barça” (270) e a Argentina (31).

Além do argentino, David Villa, de regresso ao “onze”, abriu o marcador aos 20 minutos, enquanto Xavi a Fabregas reforçaram a goleada com remates certeiros também na segunda parte.

O FC Barcelona, adversário do Benfica na Liga dos Campeões, soma agora 25 pontos, mais três do que o Atlético Madrid, que defronta no domingo o Osasuna, último classificado, no Vicente Calderon.

O triunfo dos catalães coloca também pressão sobre o Real Madrid, de José Mourinho e Cristiano Ronaldo, que necessita de vencer em Maiorca para não terminar a nona ronda com uns surpreendentes 11 pontos de desvantagem para o rival.

Antes de a equipa de Tito Vilanova entrar em campo, disputaram-se três jogos desta ronda da liga espanhola, todos com intervenientes portugueses.

O Valência, com João Pereira e Ricardo Costa no “onze” (ambos viram o cartão amarelo) foi derrotado, por 1-0, no campo do Real Bétis, com Nelson a titular, e viu a formação de Sevilha subir ao quarto posto, logo atrás do Málaga.

Com Eliseu e Duda, a formação andaluza empatou a zero no reduto do Espanhol de Barcelona, que deixou Rui Fonte no banco de suplentes e Simão Sabrosa na bancada.

Em Vigo, num confronto entre recém-promovidos, Celta e Deportivo da Corunha empataram a um golo, num resultado que mantém a formação de Pizzi e Bruno Gama (titulares) e Nelson Oliveira e André Santos (suplentes utilizados) em zona de despromoção.