José Mourinho refutou hoje as críticas de desaproveitar os escalões de formação do Real Madrid e apresentou um relatório em que realça os quase 30 futebolistas que já lançou na equipa principal.

O treinador do Real, que falava na conferência de imprensa que antecede o encontro da Taça do Rei frente ao Alcoyano (III divisão), reagiu às declarações do técnico chileno Manuel Pellegrini, atual treinador do Málaga e ex-técnico do Real, que acusou Mourinho de não aproveitar as camadas de formação do clube "merengue".

Fazendo-se acompanhar de um relatório, Mourinho explicou:

«Entre 1999 e 2003 estrearam-se pela equipa principal 17 jogadores e, depois, com o senhor Manuel Pellegrini, chegaram à equipa principal três `canteranos´ com um total de nove minutos disputados entre todos.»

«Com Juande Ramos, estrearam-se mais três e, Miguel Torres, com 25 jogos, foi o único que atingiu uma marca considerável», disse Mourinho, que assegurou que quer jogadores que sejam capazes de jogar pela equipa principal e lembrou que já estreou quase 30 jogadores da formação.

Questionado sobre a contratação do brasileiro Fabinho (ex Rio-Ave), de 18 anos, por parte do Castilla, Mourinho respondeu que o clube, apesar de satélite, possui liberdade e autonomia na gestão dos seus recursos e na política de contratações. No entanto, afirmou que são os jogadores com 18, 19, 20 anos, aqueles que têm uma perspetiva de continuar a formação no clube e alcançar a equipa principal de modo definitivo.