O brasileiro Ronaldo Nazario, antigo futebolista de FC Barcelona e Real Madrid, revelou hoje que votaria no argentino Lionel Messi para a Bola de Ouro e escolheria José Mourinho para treinador do ano.

«Messi teria o meu voto porque, além de ser decisivo marcando golos e conquistando troféus, é capaz de levar classe e uma magia especial e diferente ao futebol. Cristiano Ronaldo é muito técnico, tem muita habilidade e é um jogador muito prático, mas Messi continua a fazer coisas inesperadas», justificou.

O antigo internacional “canarinho”, vencedor da Bola de Ouro em 1996, 1997 e 2002, assegurou, em declarações ao sítio da FIFA, que a corrida pelo prémio «ainda é uma batalha entre Messi e Cristiano Ronaldo, embora Iniesta e Xavi também contém».

«São jogadores incríveis, mas como jogam no centro do campo, podem não despertar tanta paixão no público», opinou.

Ronaldo entende que os internacionais português e argentino vão ser rivais pelo troféu nos próximos anos, embora «mais cedo ou mais tarde» o compatriota Neymar também possa entrar nesta luta.

«[Neymar] Disse que precisava de ir para a Europa jogar para provar todo o seu talento e demonstrá-lo a todo o mundo. Antes ou depois, isso vai acontecer: ele vai para a Europa e aí estará na luta pela Bola de Ouro», defendeu.

O ex-futebolista considerou que no seu tempo a luta pela Bola de Ouro era mais apertada, lembrando que havia jogadores como Zidane (também venceu por três vezes), Rivaldo, Figo ou Ronaldinho Gaucho.

Em relação ao melhor treinador, não tem duvidas: «Daria o prémio a Mourinho. Conheço bem o mundo do futebol e ele tem a sua organização tática, a sua planificação, os seus métodos de treino... é o treinador em quem votaria, porque não é fácil lidar tão bem com 25 jogadores diariamente».

O guarda-redes Casillas, os defesas Dani Alves, Sergio Ramos, John Terry e Marcelo, os médios Xavi, Iniesta e Lampard e os avançados Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar compõem o seu “onze” ideal da atualidade.