José Mourinho foi muito crítico na análise à derrota do Real Madrid no terreno do Bétis de Sevilha, por 1-0, que pode deixar os merengues a onze pontos do Barcelona.

Desde a arbitragem aos jogadores, passando pelo apoio da direção, quase ninguém escapou ao técnico português.

«Tento ser justo e objetivo e quando a minha equipa perde não procuro desculpas noutras coisas. É óbvio que quem joga quarta-feira não deveria jogar hoje. É óbvio que outras equipas têm um controlo do calendário que nós não temos, mas estamos a falar de profissionais de primeiro nível e é preciso encontrar forças mentais, ambição e espírito de sacrifício. Como sempre, falo eu sobre este tema, o único que fala sou eu, e sou eu o mau da fita», disse o treinador português após o jogo deste sábado.

«Quando ganhamos, ganhamos todos e quando perdemos, perde o treinador. O futebol é assim, por isso a culpa é minha», ironizou.

Sobre as contas do título, Mourinho não se quis alongar: «Muito possivelmente chegaremos ao final do ano com onze, treze ou nove... o título está aberto, mas não sejamos nem demasiado optimistas nem demasiado pessimistas.»

Questionado ainda sobre os aplausos aos adeptos do Bétis e dos cumprimentos aos jogadores adversários, o treinador luso manifestou o seu respeito pelos andaluzes.

«Depois de uma semana difícil e de algum conflito com os seus jogadores, os adeptos do Bétis ajudaram a sua equipa a ganhar. E gosto disso, foi um público contrário ao Real Madrid, mas correto. Felicitei também os jogadores do Bétis porque deixaram tudo o que tinham, lutaram com um espírito de sacrifício enorme. Não têm culpa do golo mal anulado a Benzema e do penálti claro nos últimos instantes. Merecem o meu respeito porque além disso jogaram melhor que o Real Madrid», frisou.